Condomínios

printfriendly pdf email button notext - Condomínios

Auditoria en Condomínios

Vantagens

A Auditoria em condomínios, equivocadamente associada com desconfiança e suspeita de fraudes, serve pelo contrário para profissionalizar a gestão condominial e aumentar a transparência das contas do condomínio. O relatório de asseguração ou de revisão de um Auditor Independente pode dar maior segurança aos condôminos na aprovação ou rejeição da prestação de contas do síndico durante  a Assembleia Geral Ordinária, porque ele emitirá uma opinião objetiva e independente sobre as contas do condomínio. Vale lembrar que em conformidade com a lei do condomínio Lei n°4591 de 16/12/1964, artigo n°23, o “Conselho Consultivo” (órgão obrigatório até o ano de 2002) é apenas um órgão consultivo do síndico, podendo a Convenção definir suas atribuições específicas. Portanto, o Conselho Consultivo não é um “Conselho fiscal” tal como definido no Artigo n°1356 do Código Civil e portanto, os membros do conselho consultivo podem até incorrer corresponsabilidade em irregularidades ou fraudes cometidas pelo síndico.

Entenda as diferenças entre “Conselho Consultivo” e “Conselho Fiscal”

Art. 23 da Lei n°4591 que dispõe sobre o condomínio. “Será eleito, na forma prevista na Convenção, um Conselho Consultivo, constituído de três condôminos, com mandatos que não poderão exceder de 2 anos, permitida a reeleição. Parágrafo único. Funcionará o Conselho como órgão consultivo do síndico, para assessorá-lo na solução dos problemas que digam respeito ao condomínio, podendo a Convenção definir suas atribuições específicas.

Art. 1.356. do Código Civil “Poderá haver no condomínio um Conselho Fiscal, composto de três membros, eleitos pela assembléia, por prazo não superior a dois anos, ao qual compete dar parecer sobre as contas do síndico“.

Que você seja, síndico ou membro de algum dos conselhos do condomínio (consultivo ou fiscal), seu interesse e sua responsabilidade, consiste em obter um parecer sem ressalvas que seja emitido pelos membros do conselho fiscal  e/ou um auditor independente.

Nossos Serviços:

  • Auditoria preventiva e corretiva.
  • Revisão do orçamento.
  • Revisão / Relatório de diagnóstico sobre os processos e controles internos.
  • Relatório de asseguração ou revisão independente das prestações de contas.

Quanto custa auditar as contas do condomínio?

Dependendo do tamanho do seu condomínio, entre 1% (grandes condomínios) a 2% (pequenos condomínios) do montante total de gastos anuais a serem auditados. Peça agora um orçamento (sem compromisso) para a auditoria anual do seu condomínio!

Quem deve aprovar a contratação?

A Assembleia Geral Ordinária ou Extraordinária.

 

Última atualização: 6 de fevereiro de 2022

Atenção! Cópia proibida