Voltar para Contabilidade

Contabilidade de Instrumentos financeiros

Novo livro! Lançamento de 2019

César Ramos, Contabilidade de Instrumentos financeiros, 2019

Detalhes do livro

Data de lançamento: 11/03/2019 (2a edição), ISBN: 978-85-911432-3-8, Páginas: 390 páginas.
Autor: César Ramos
Editora: César Ramos & Cia Ltda
Formato: Kindle (Amazon)

Descrição

Este livro é uma contribuição ao estudo das regras de contabilidade dos instrumentos financeiros em conformidade com o CPC 48 (norma IFRS 9) e outras normas que são aplicáveis à alguns instrumentos financeiros específicos tais como arrendamentos mercantis (CPC 06R2 / IFRS 16) ou planos de stock-options (CPC 10 / IFRS 2).
O foco principal do livro é o CPC 48 (IFRS 9) que traz várias mudanças relevantes na contabilidade dos instrumentos financeiros. Primeiro, o CPC 48 mudou as regras de classificação e de contabilização dos ativos financeiros. Segundo, ele requer a aplicação de um novo modelo de impairment dos ativos financeiros baseado em perdas de crédito esperadas (Expected Credit Loss Model), que está alinhado com as recomendações de Basileia e que abandona o modelo anterior do CPC 38 (IAS 39). Terceiro, ele alterou também as regras de contabilidade de hedge, trazendo simplificações e inovações, mas também novos requerimentos de documentação e divulgação das atividades de gestão dos riscos financeiros com derivativos.

Portanto, este livro tem um escopo bastante abrangente que cobre os seguintes pronunciamentos técnicos contábeis:
1.CPC 48 – Instrumentos financeiros (IFRS 9).
2.CPC 39 – Instrumentos financeiros: Apresentação (IAS 32).
3.CPC 40 – Instrumentos financeiros: Evidenciação (IFRS 7).
4.CPC 46 – Mensuração do valor justo (IFRS 13).
5.CPC 06R2 – Arrendamentos mercantis (IFRS 16).
6.CPC 10R1 – Pagamento Baseado em Ações (IFRS 2).

O principal objetivo deste livro é de responder a uma grande serie de dúvidas usuais na hora de identificar, classificar, mensurar e contabilizar instrumentos financeiros. O público alvo deste livro é amplo e não se restringe apenas a contadores, auditores e estudantes dos cursos de ciências contábeis. O livro poderá ser aproveitado sem dúvida por administradores e estudantes dos cursos de administração, já que numerosos elementos de cálculo financeiro foram detalhados cobrindo uma grande variedade de situações (taxa de juros efetiva do instrumento financeiro, taxa de juros implícita do arrendamento, cálculo do custo amortizado, capitalização, atualização, valor justo de derivativos, cálculo das provisões de impairment de ativos financeiros, bifurcação de instrumentos financeiros compostos, segregação de instrumentos financeiros híbridos, entre outros cálculos financeiros).

Print Friendly, PDF & Email

Link permanente para este artigo: https://www.cesarramos.com.br/livros/contabilidade/instrumentos-financeiros/