Retornar para Compliance

Suporte ao Conselho fiscal

Participação em Conselho fiscal

César Ramos, que é administrador, contador e auditor, tem acumulado experiência relevante nessa área. Em 2017, ele foi nomeado coordenador de um Conselho fiscal da subsidiaria brasileira de uma empresa multinacional francesa trabalhando em parceria com o Conselheiro fiscal (procurador de estado) representando os interesses do acionista minoritário, o Governo de Minas Gerais.

A participação nesse Conselho fiscal, permitiu confirmar a importância de nomear na função de conselheiro fiscal, advogados, contadores e auditores para que os trabalhos do conselho fiscal sejam eficazes.

Por outro lado, essa participação permitiu confirmar também as principais diferenças que existem entre a função fiscalizadora do Conselho fiscal e o processo de auditoria externa (leia o artigo).

Assistência técnica dos conselheiros

Oferecemos serviços de assistência técnica e de alto valor agregado aos conselheiros fiscais para a correta execução dos seus deveres legais de fiscalização, opinião e denuncia em conformidade com o Art. 163 da Lei das Sociedades anonimas.

Os nossos principais serviços incluem:

  • Procedimentos previamente acordados de autoria sobre determinadas áreas de trabalho ou de preocupação dos conselheiros fiscais.
  • Relatório sobre os controles internos da Companhia.
  • Investigações de fraudes.
  • Elaboração de notas técnicas sobre as regras contábeis aplicáveis a determinadas transações complexas.
  • Assistência técnica na discussão dos procedimentos de auditoria realizados pelos auditores externos sobre determinados assuntos relevantes para o Conselho fiscal.

Link permanente para este artigo: http://www.cesarramos.com.br/servicos/compliance/conselho-fiscal/