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Transações corporativas

Assistência na formulação da estratégia de venda

Você deseja vender sua empresa ou precisa de novos parceiros para continuar crescendo?

Nossa avaliação do contexto da sua transação envolve a análise de assuntos críticos, tais como: É o melhor momento para vender? A sua empresa está preparada para a venda ou os potenciais compradores? Como maximizar o potencial da empresa até a venda?

Sem dúvida, para maximizar o valor de uma transação é recomendável começar a preparar a empresa para a venda bem antes de colocá-la a venda. Os compradores são exigentes, cautelosos e vão sempre buscar identificar os motivos pelos quais sua empresa está à venda.

A valorização de qualquer negócio pode ser realçada com algumas etapas razoavelmente fáceis. Um boa formulação da estratégia de venda tem como principais objetivos:

  • Definir o momento da venda. A identificação do bom momento para à venda envolve uma compreensão abrangente do contexto da transação e das fraquezas e riscos que limitam o valor da transação para o vendedor.
  • Preparar a empresa para a venda. Uma empresa tem mais valor para o comprador quando seus processos nos negócios estão adequadamente documentados e quando seus sistemas de governança, controle interno e gestão de riscos corporativos são eficazes.
  • Tratar riscos e vulnerabilidades para poder viabilizar a transação. Nem sempre, o comprador terá a capacidade de resolver suas vulnerabilidades após a compra. Poupando esse trabalho, maximizará o valor da transação e não inviabilizará o negócio.
  • Maximizar o potencial da transação. O valor da transação precisa ainda ser adequadamente avaliada para maximizar o retorno para o vendedor.

Nesse contexto, nossos serviços tem dois principais focos:

  1. Identificar os fatores que viabilizam uma transação de forma rápida, fácil e bem sucedida; e
  2. Maximizar o retorno financeiro para o vendedor.

Avaliação de empresa

Existem várias metodologias ou métodos para avaliar o valor de uma empresa ou de um negócio, entre os quais:

  1. Método Patrimonial. O valor da empresa é avaliado pela soma do valor justo dos seus ativos após dedução do valor justo das suas dívidas (passível circulante e exigível de lingo prazo). Esse método revela o valor acumulado mas não o valor de resultados futuros prováveis.
  2. Método do fluxo de caixa descontado. O valor da empresa é avaliado pelo desconto a valor presente dos fluxos de caixa futuros num horizonte de tempo no qual as estimativas são consideradas como confiáveis. Os fluxos de caixa futuros são descontados utilizando uma taxa de desconto que representa o retorno do investidor.
  3. Método dos múltiplos comparáveis. O valor da empresa é estimado usando indicadores financeiros de mercado obtidos para ativos, empresas semelhantes ou transações semelhantes e que poderão ser utilizados para estimar o valor da empresa.

Nossos serviços incluem a avaliação de empresas e/ou emissão de laudo de avaliação. A seguir, está apresentado o roteiro clássico de preparação de um laudo de avaliação.

Roteiro de elaboração de um laudo de avaliação

Roteiro de elaboração de um laudo de avaliação

Preparação da empresa para a venda

A preparação da empresa para a venda representa uma etapa crítica da maximização do valor da empresa para o comprador e para o vendedor. A reestruturação de uma empresa pós compra será sempre mais fácil e menos custoso se a empresa foi adequadamente preparada para a venda.

Nesse contexto oferecemos serviços de melhoria dos processos que representam a espina dorsal dos nossos serviços e englobam a maioria das nossas áreas de conhecimento e atuação.

  1. Estratégia. Documentação da estratégia, do plano estratégico e documentação dos objetivos e metas da sua empresa.
  2. Governança. Melhoria do modelo de governança e implantação de uma política de gestão integrada dos riscos corporativos com a estratégia, a governança, o controle interno e os processos.
  3. Gestão de Riscos. Identificação, avaliação e documentação dos riscos corporativos. Elaboração de cartografia de riscos financeiros e operacionais. Desenho e avaliação de estratégias de hedge e Implantação de planos de tratamento dos riscos.
  4. Processos. Documentação dos processos dos negócios em fluxogramas e narrativas. Identificação e tratamento dos riscos operacionais. Redesenho dos processos e implantação de controles adicionais.
  5. Controles internos. Desenho e documentação de um manual com todos os controles internos documentados.
  6. Auditoria. Desenho e implantação do processo de auditoria interna.

Elaboração do memorando confidencial do negócio

O memorando confidencial do negócio apresenta as principais informações da empresa e é preparado com o objetivo de ser entregue aos compradores potenciais mediante assinatura de acordo de confidencialidade. O documento apresenta detalhadamente a empresa aos compradores e fornece histórico de resultados, descrição de realizações técnicas, mercadológicas e financeiras. O memorando inclui também uma análise do posicionamento no mercado, do plano estratégico e dos fluxos de caixa futuros esperados.

Due Diligence

Oferecemos serviços de apoio em transações corporativas de alto valor agregado com foco na assistência do comprador (Buy side) ou do vendedor (Sell side). Ajudamos os proprietários de pequenas e médias empresas (PMEs) a maximizar o valor das transações.

Serviços de Due Diligence

Serviços de Due Diligence

Assistência do Vendedor (Vendor Due Diligence)

Oferecemos os seguintes serviços aos proprietários de pequenas e médias empresas (PMEs):

  1. Serviços de Due Diligence ao benefício do vendedor para identificar eventuais contingenciais e riscos a serem mitigados (Due Diligence financeira, fiscal e trabalhista; Due Diligence legal de análise dos principais contratos).
  2. Avaliação da empresa.
  3. Organização das informações a serem disponibilizadas na “Data Room” física ou virtual.

Assistência do Compradror (Buy Side Due Diligence)

Oferecemos os seguintes serviços de assistência dos compradores.

  1. Serviços de Due Diligence ao benefício do comprador para identificar eventuais contingenciais e riscos (Due Diligence financeira, fiscal e trabalhista; Due Diligence contratual).
  2. Análise das informações disponibilizadas na “Data Room” física ou virtual.
  3. Avaliação de empresas.

Data Room

Oferecemos serviços de preparação e organização das informações a serem incluídas na Data Room virtual ou física.

Nossos serviços incluem:

  • Organização das informações a serem apresentadas a compradores potenciais;
  • Preparação da Data room física ou virtual (site dedicado ou compartilhamento de arquivos);

O diagrama que segue ilustra um exemplo de checklist de informações que podem ser incluídas na data room física ou virtual (cloud).

Checklist de Data Room

Checklist de Data Room

Gestão do processo de venda

Oferecemos serviços de gestão do processo de venda com foco na assessoria de pequenas e médias empresas (PMEs). Qualquer que seja o tamanho da sua organização, a decisão de aproximação, cessão patrimonial ou fusão é sempre crítica e primordial.

Nesse contexto, oferecemos uma assessoria permanente em todas as fases da transação fornecendo assistência e suporte técnico na análise estratégica das opções, na procura por investidores, na valorização do seu negócio e na conclusão da transação. Assistida por consultores e ex auditores acostumados a lidar com assuntos contábeis e propostas de ajuste do preço da transação, a alta gerencia e os acionistas da sua empresa estarão adequadamente assessorados para poder maximizar o valor da transação. Assessoramos os nossos clientes nas negociações em transações corporativas em todas as fases do processo de venda ou de aquisição, desde a fase de prospecção até o fechamento da transação.

Assistência do vendedor

Auxiliamos o vendedor no processo de preparação da empresa a ser vendida e na adoção das melhores práticas de reporte financeiro, governança e controle interno de forma a maximizar o valor de venda da empresa.

Os nossos serviços incluem:

  • Compreensão dos objetivos dos acionistas e realização de um pré-diagnóstico com o objetivo de identificar opções estratégicas;
  • Serviços de Due Diligence ao benefícios do vendedor para identificar eventuais contingencias e riscos a serem mitigados;
  • Avaliação financeira preliminar do valor do negócio para viabilizar as negociações;
  • Elaboração de lista preliminar de investidores potenciais;
  • Preparação da empresa para a venda;
  • Análise das ofertas dos investidores potenciais;
  • Desenvolvimento das estratégias de negociação;
  • Implantação das melhores práticas de reporte financeiro, governança e controle interno para maximizar o valor de venda da empresa;
  • Assistência técnica do vendedor por ocasião da auditoria (due diligence) do comprador com o objetivo de desafiar as reduções do preço ou as garantias exigidas pelo comprador;

Assistência do comprador

  • Compreensão dos critérios estratégicos e financeiros de aquisição com o objetivo de prospecção de oportunidades de aquisição.
  • Serviços de Due Diligence a favor do comprador.

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