Artigos

Link permanente para este artigo: http://www.cesarramos.com.br/artigos/

A função fiscalizadora do Conselheiro Fiscal

Conselho Fiscal O artigo 163 da Lei No 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que dispõe sobre as Sociedades por Ações, indica que compete ao Conselho Fiscal, por qualquer de seus membros, fiscalizar os atos dos administradores. Qual a abrangência da função fiscalizadora e da responsabilidade dos conselheiros fiscais? Quais as principais diferenças em relação ao …

Efetividade, o que muda na prática com a norma IFRS 9?

Fonte: César Ramos, Contabilidade de  Hedge, CPC 48 (IFRS 9), capítulo 9, seção 12. Os requisitos de cálculo e demonstração da efetividade de uma relação de hedge representam uma das áreas que gera mais dúvidas nas empresas na hora de aplicar as regras de contabilidade de hedge. A tabela que segue resume as principais mudanças …

Gestão integrada dos riscos corporativos

Gestão de riscos corporativos. Como integrar a gestão dos riscos com a estratégia, a governança e o controle interno? Em várias entidades a alta administração e o conselho de administração recebem de várias fontes as peças de um verdadeiro quebra-cabeça da gestão dos riscos, mas raramente a imagem global. Enxergar e gerenciar adequadamente os riscos se …

Hedge Accounting – CPC 48 / IFRS 9

Fonte: César Ramos, Contabilidade de Hedge, CPC 48 (IFRS 9), 1a edição 2018. Objetivos Este breve artigo resume as principais consequências para as empresas da adoção das regras opcionais de contabilidade de hedge (hedge accounting) em vigor desde o 1 de janeiro de 2018. Alinhamento da contabilização com a gestão O CPC 48 (correlação à …

Instrumentos financeiros – CPC 38 / IAS 39

Instrumentos financeiros, derivativos e contabilidade de hedge (“Hedge accounting”) Instrumento financeiro Um instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade. Ativo financeiro Um ativo financeiro é qualquer ativo que seja por exemplo: caixa, um instrumento patrimonial de …

Norma IFRS 9: Roteiro de classificação de ativos financeiros.

Instrumentos financeiros – CPC 48 / IFRS 9

Apresentação do CPC 48 (norma IFRS 9) A norma IFRS 9 (IFRS 9 Financial Instruments) é uma nova norma internacional de contabilidade que foi publicada em 24 de Julho de 2014 pelo IASB (International Accounting Standards Board) e que define novas regras de classificação, contabilização e apresentação dos Instrumentos Financeiros. Essa norma foi adotada no Brasil na …

Lei Anticorrupção

Gestão dos riscos corporativos no contexto da Lei Anticorrupção. O que muda? Como adequar os controles internos e o sistema de gestão de riscos corporativos das empresas que participam de licitações públicas aos novos requerimentos da Lei Anticorrupção? Resumo A Lei Nº 12.846 de 1 de Agosto de 2013, também conhecida como Lei anticorrupção, entrou …