Imprimir Página

Artigos

Link permanente para este artigo: http://www.cesarramos.com.br/artigos/

Gestão de riscos corporativos.

Gestão de riscos corporativos. Como integrar a gestão dos riscos com a estratégia, a governança e o controle interno? Em várias entidades a alta administração e o conselho de administração recebem de várias fontes as peças de um verdadeiro quebra-cabeça da gestão dos riscos, mas raramente a imagem global. Enxergar e gerenciar adequadamente os riscos se …

Ver página »

Gestão dos riscos corporativos e a Lei Anticorrupção

Gestão dos riscos corporativos no contexto da Lei Anticorrupção. O que muda? Como adequar os controles internos e o sistema de gestão de riscos corporativos das empresas que participam de licitações públicas aos novos requerimentos da Lei Anticorrupção? Resumo A Lei Nº 12.846 de 1 de Agosto de 2013, também conhecida como Lei anticorrupção, entrou …

Ver página »

Hedge Accounting

Gestão de riscos financeiros e de mercado Baixe a ficha técnica completa no formato PDF: Ficha Técnica de Hedge Accounting Hedge econômico No contexto atual de volatilidade crescente dos preços, a necessidade de implementar e monitorar estratégias de hedge eficazes em conformidade com uma política documentada de gestão de riscos, já é uma realidade em qualquer …

Ver página »

Instrumentos financeiros

Instrumentos financeiros, derivativos e contabilidade de hedge (“Hedge accounting”) Instrumento financeiro Um instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade. Ativo financeiro Um ativo financeiro é qualquer ativo que seja por exemplo: caixa, um instrumento patrimonial de …

Ver página »

Norma IFRS 9: Roteiro de classificação de ativos financeiros.

Instrumentos financeiros – IFRS 9

Apresentação da norma IFRS 9 A norma IFRS 9 (IFRS 9 Financial Instruments) é uma nova norma internacional de contabilidade que foi publicada em 24 de Julho de 2014 pelo IASB (International Accounting Standards Board) e que define novas regras de classificação, contabilização e apresentação dos Instrumentos Financeiros. Essa norma poderá ser adotada no futuro no Brasil …

Ver página »